Quando, como e porque contratar um arquiteto

outubro 6, 2022
Como esquenta seu apartamento no frio
outubro 6, 2022

O momento ideal para se contratar um arquiteto, é de 4 a 6 meses antes da entrega do imóvel, para que seja feito um PLANEJAMENTO completo de tudo que precisará ser feito na obra. Aqui na Linkarq desenvolvemos o projeto em 3 fases – estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo.
O que significa esse monte de nome estranho? (rs..) – No estudo preliminar realizamos medições, conversamos com o cliente e desenvolvemos estudos de layouts.
O anteprojeto já é mais detalhado, construímos o espaço virtualmente, elaboramos uma maquete eletrônica (3d), para que seja possível visualizar o interior do apartamento como uma foto. Importante destacar que esses projetos podem sofrer revisões, afinal tudo precisa ficar do jeitinho que os clientes sonham e isso demanda um tempo.

Por fim, o projeto executivo. Esta fase é a menos interessante para o cliente, porém o passo mais importante para o bom desenvolvimento da obra. Este projeto nos fornece informações de obra civil, elétrica, iluminação, hidráulica, gesso, revestimentos e pisos, marmoraria, marcenaria, decoração…. Ufaaaaa…. Tudo que o arquiteto e sua equipe precisa saber, está nele. Com o projeto executivo é possível criar uma planilha orçamentária com todos os fornecedores e custos. Muito importante você ter uma planilha orçamentária antes de iniciar a obra, esse norte de custos é essencial para evitar desperdícios.
Por fim (na verdade começo, rs), iniciamos as obras:
A Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.820) estabelece as etapas de obras de reformas e lista os requisitos essenciais para o antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou em uma unidade.
Toda obra de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia). Após este prazo, exigirá laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto e urbanista e o síndico ou a administradora poderão autorizar, autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, com base no parecer do especialista, caso estes, entendam que ela irá colocar em risco a edificação. A norma afasta definitivamente o chamado faz-tudo, curiosos e/ou amadores e privilegia a boa técnica.
O proprietário ou responsável legal pelo prédio ficam encarregados a informar o usuário ou o síndico, todos os detalhes sobre o plano de manutenção a partir da reforma. Seguindo os seguintes passos:
– Elaborar um plano de reforma junto a um profissional habilitado (arquiteto e urbanista ou engenheiro)
– Antes de iniciar a obra, entregar ao síndico do condomínio o plano de reforma e os RRT/ART de projeto e de execução de obra. (…)
– Após o síndico autorizar a obra, exija do profissional ou empresa contratada a colocação de placa informativa com indicação do responsável técnico.
Como e onde contratar um arquiteto?
A pesquisa do arquiteto ideal para o seu projeto pode ser feito via google, em referências de sites e revistas (mídia) ou por indicação de amigos que já contrataram esse tipo de serviço. No site do conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (vou deixar o link aqui no final), é possível consultar o registro do profissional que deseja contratar, se realmente é um arquiteto e se não existe nenhuma irregularidade. Lembrando que somente profissionais regulamentados e habilitados podem construir ou demolir paredes e divisórias, substituir revestimentos (pisos, paredes, tetos), abrir ou fechar vãos, alterar instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias e instalar mobiliário fixo.
Pontos importantes para uma análise e contratação:
– Encontrar um profissional com que se identifique, goste dos trabalhos, enfim, para isso, um bom portfólio pode ajudar!
– Alguém com quem a conversa role solta, afinal este profissional precisará entender os sonhos e desejos do seu cliente para a sua obra.
– Ideal que o escritório do profissional contratado não seja muito distante da casa nova. Pois em algum momento ele será o gestor da obra e a distância faz diferença.
– Que seja bem recomendado por clientes anteriores.
– Entender como funciona o processo de projeto e entrega. Se esse projeto possui todas as informações necessárias para o bom andamento da obra.

Quero ressaltar que o projeto é o cenário ideal e perfeito, aplicado a uma realidade de obra, alguns imprevistos podem ocorrer no meio do caminho afinal são muitas pessoas executando um trabalho, e o ser humano é passível de erro. Sempre aconselho ao cliente o gerenciamento de obra pelo profissional que desenvolveu o projeto, pois com um arquiteto acompanhando a obra, as chances de problemas são menores. Atenção!!! Importante lembrar que trabalhamos com pessoas não máquinas! Sejamos compreensivos! ☺
E por fim, quero explicar que os papeis do arquiteto durante uma obra são principalmente garantir que o resultado seja como o projetado, determinar o momento certo da entrada de cada fornecedor, cotar e indicar fornecedores, acompanhar os clientes em lojas para auxiliar na escolha assertiva de decoração e móveis, receber os produtos e materiais e por fim manter o cliente a par de TUDO que está acontecendo de forma transparente, clara e sensível.
É ISSO! Que a sua escolha por um profissional possa ser norteadas por essas dicas valiosas. Afinal de contas, perder tempo e dinheiro, não está com nada! rs…
Beijos,
Alane Pestana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *